terça-feira, 20 de abril de 2010

Cultura organizacional em instituições de ensino.
  • A Escola como objeto de estudo das Ciências da Educação .
    Trata-se de um domínio do saber que ainda se encontra em fase de estruturação e que corresponde, em sentido lato, a uma "pedagogia centrada na Escola" .
    A modernização do sistema educativo passa pela sua descentralização e por um investimento das escolas como lugares de formação.
    As escolas têm de adquirir uma grande mobilidade e flexibilidade, incompatível com a inércia burocrática e administrativa que as tem caracterizado.
    Trata-se de exigir as escolas (e os agrupamentos de escolas) como espaços de autonomia pedagógica,curricular e profissional, o que implica um esforço de compreensão do papel dos estabelecimentos de ensino como o organizações, funcionando numa tensão dinâmica entre a produção e a reprodução, entre a liberdade e a responsabilidade.
    Evolução das idéias sobre educação ao longo das últimas décadas:
    Até aos anos 50 a componente central da intervenção educativa era o indivíduo-aluno na sua tripla dimensão (cognitiva, afectiva e motora). O discurso pedagógico concedia uma atenção privilegiada às metodologias de ensino.
    Anos 50/60 Acentua-se a importância das interacções no processo educativo, conduzindo
    às pedagogias não directivas. Valorizam-se as vivências escolares em detrimento dos saberes escolares. O que interessa aprender numa escola é a comunicação, a partilha, o diálogo, o trabalho em comum, a cooperação. Dá-se grande relevo às técnicas de animação e de expressão.
    Anos 60/70 Irrompe a crítica às instituições escolares existentes, a pedagogia projeta-se
    para fora dos muros da escola, os papeis dos professores diversificam-se. É a fase da pedagogia institucional claramente centrada no sistema educativo, com o recurso a metodologias de análise política e de intervenção social.
    Anos 70/80 Incremento das correntes pedagógicas preocupadas com a racionalização e a
    eficácia do ensino. A investigação educacional desenvolve a análise do processo ensino-aprendizagem no quadro do paradigma conhecido por “processo-produto”. O enfoque pedagógico volta a centrar-se na turma-sala de aula.
    Anos 80/90 Esforço de construção de uma pedagogia centrada na escola-organização.
    Importância acrescida de metodologias ligadas ao domínio organizacional (gestão, auditoria, avaliação) e de políticas de investigação mais próximas dos processos de mudança nas escolas (investigação-ação, investigação formação,
    etc.).
    A escola é encarada como uma instituição dotada de uma autonomia relativa, como um território intermédio de decisão no domínio educativo, que não se limita a reproduzir as normas e os valores do macro-sistema, mas que também não pode ser exclusivamente investida como um micro-universo dependente do jogo dos atores sociais em presença.
    As instituições escolares: um novo objecto científico?
    A evolução do movimento das escolas eficazes, desde o final dos anos 60, é determinante para o reconhecimento do estabelecimento de ensino como um novo objecto científico. Um dos maiores contributos do esforço de criação de escolas eficazes é a co-responsabilização dos diferentes atores educativos (professores, alunos, pais, comunidades), incentivando os espaços de participação e os dispositivos de partenariado ao nível local.
    CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA DE ESCOLA
    A sociologia das organizações escolares tem-se aberto crescentemente aos modelos políticos e simbólicos.
    Modelos políticos introduziram novos conceitos (poder, disputa ideológica, conflito,
    interesses, controle, regulação) que enriqueceram a análise das organizações escolares.
    Modelos simbólicos colocaram a tônica no significado que os diversos atores dão aos
    acontecimentos e no carácter incerto e imprevisível dos processos organizacionais mais decisivos.
    De modos diversos, estes dois tipos de modelos devolveram aos actores educativos o papel de protagonistas que os modelos anteriores (racionais, recursos humanos, sistémicos, etc.) lhes tinham procurado retirar.
    Características organizacionais
    Características organizacionais das escolas O funcionamento de uma organização escolar é fruto de um compromisso entre a estrutura formal e as interações que se produzem no seu seio, nomeadamente entre grupos com interesses distintos.
    Os estudos centrados nas características organizacionais das escolas tendem a construir-se com base em três grande áreas:
  • A estrutura física da escola

  • Dimensão da escola,
  • recursos materiais, número de turmas, escolar, organização dos espaços, etc.
  • A estrutura administrativa da escola

Gestão, direção, controle, inspecção, tomada de decisão, pessoal
docente, pessoal auxiliar, participação das comunidades, relação com as autoridades centrais e locais, etc.
A estrutura social da escola relação entre alunos, professores e funcionários, responsabilidade e participação dos pais, democracia interna, cultura organizacional da escola, clima social, etc.

Um comentário:

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